Catarina TalinaResponsabilidade Social

Empresa Humana de Confiança

Empresas Humanas de Confiança são organizações onde existe confiança, bons processos internos e que por esses motivos são as melhores onde trabalhar. Desde a criação do anúncio de emprego, passando pela integração dos colaboradores nas organizações, até à retenção de talentos e criação de um ambiente de trabalho de confiança, pode contar com o nosso apoio através da elaboração de processos que vão orientar a sua empresa neste caminho. 

Uma organização que se foca apenas no desempenho e nos resultados, que não valoriza os seus recursos humanos, rapidamente irá esgotar a energia dos seus colaboradores, o que origina um baixo desempenho.

Onboarding é um termo que significa embarcar, integrar, em contexto organizacional. Refere-se a um conjunto de procedimentos que têm como objetivo reduzir o tempo de integração dos colaboradores recém-contratados numa organização. O processo de onboarding é muito importante, tem como objetivos principais que, os recém-colaboradores possam sentir-se satisfeitos no trabalho, tenham ao seu alcance ferramentas e recursos para que o seu desempenho seja o melhor possível, diminuindo a rotatividade que não pode acontecer em excesso.

Os principais fatores que fazem parte de uma empresa humana de confiança são: a confiança, que alimenta o desempenho; a atração e retenção de talentos; a inovação; e a adaptabilidade e resiliência.

Em qualquer empresa os colaboradores valorizam a qualidade do acolhimento, as instalações, a comemoração de acontecimentos especiais, o espírito de equipa e o envolvimento.  O nível de confiança depende da qualidade das relações existentes, da credibilidade, a imparcialidade, o orgulho, a camaradagem e o respeito. Os colaboradores são o foco e por isso as empresas devem promover o seu bem-estar dentro e fora da empresa, a sua colaboração na estratégia da empresa é fundamental.

Colaboradores felizes provocam clientes satisfeitos e colaboradores motivados criam mais atração e retenção de talentos.

Depois do que leu, vamos fazer-lhe as seguintes questões:

– Consegue atrair talentos com facilidade?

– No geral, os seus colaboradores não se mantêm muito tempo na empresa?

– Sente que o nível de rotatividade é demasiado elevado?

– Os seus colaboradores sentem-se motivados?

– Os seus colaboradores dão o melhor de si?

– Os objetivos da organização são atingidos?

– Na sua organização existe um ambiente de confiança?

– Está interessado em melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa?

E então como correu este breve “diagnóstico”?

Conseguiu identificar as necessidades da sua empresa?

Na empresa humana de confiança apoiamos os colaboradores, abraçamos a diferença, estreitamos laços; desenvolvemos a liderança para que todos cresçam profissional e pessoalmente; reconhecemos o trabalho desenvolvido por cada um; executamos as boas práticas de contratação; recompensamos os esforços de todos; partilhamos e comemoramos os resultados; fazemos questão de demonstrar a todos que cada um contribui para o nosso sucesso, aqui todos participam no crescimento da empresa.

Catarina Talina

Catarina Talina

Nasceu em Coimbra no Ano Internacional da Paz. Tendo em conta o desassossego que traz dentro, nem mesmo esse facto lhe trouxe calma. A ânsia de saber sempre mais, de se aperfeiçoar todos os dias e contribuir para um mundo melhor, deixa-a sempre neste frenesim. Soube desde cedo, desde que se lembra, que queria ir para a Universidade, mas não em Coimbra, queria tornar-se mais independente, conhecer uma realidade nova. E assim foi, aos 18 anos foi para o Norte estudar e aos 23 anos foi para Lisboa, para trabalhar.
Foram duas experiências que lhe permitiram crescer, expandir os seus horizontes e dar mais valor à sua Cidade. E assim regressou. Depois de algumas pós-graduações relacionadas com a sua área de formação, a pouco e pouco percebeu, que aquilo para o qual tinha estudado já não fazia assim tanto sentido para si, já não era suficiente. Foi procurando novas oportunidades, todas elas diferentes, procurando identificar-se com alguma.
Hoje faz parte de um projeto com o qual se identifica completamente, trabalha com uma equipa extremamente profissional onde todos reconhecem o trabalho desenvolvido por cada um.

Publicações Relacionadas